Entre os dias 6 e 8 de setembro, participamos da 41ª Exposição de Automóveis Antigos de Teresópolis. O evento, que é um dos maiores e mais importantes do estado do Rio de Janeiro, mais uma vez foi realizado no Teresópolis Golf Clube, com a primorosa organização do clube Amigos do Antigo.
Repetindo o sucesso da edição de 2023, foram aproximadamente 600 veículos antigos, produzidos desde a década de 1920, em exposição no gramado do clube ao longo dos três dias de evento. Entre eles, vimos antigos de todos os tipos, com forte presença de pick-ups e demais utilitários, além de caminhões e um belo ônibus Ciferal Tocantins.
Os modelos hot rod também chamaram a atenção do público. Outra atração importante foi o Toyota Celica 1982 do ex-jogador Zico. O exemplar faz parte da história do craque, que ganhou o carro por ter sido o melhor jogador da partida do Campeonato Mundial Interclubes de 1981, entre Flamengo e Liverpool.
E nem só de carros antigos se faz um grande evento! A praça de alimentação foi o espaço ideal para bater um papo com os amigos e curtir os shows que rolaram todos os dias. E toda a família curtiu: a criançada se divertiu no parquinho e na tirolesa. Também tivemos o Espaço Mulher, uma das novidades desta edição. Além disso, aconteceu uma exposição de brinquedos antigos nas dependências do clube.
Os 50 anos do Passat
Os Amigos do Antigo também prestaram uma grande homenagem aos 50 anos do Passat! Pra começar, o modelo teve um espaço próprio para que a maioria pudesse estacionar lado a lado. Foram cerca de 20 Passat ao longo da exposição, com representantes de todas as épocas e em suas carrocerias de 2, 3 e 4 portas. Destes, quase metade foi levada pelos associados do Passat Clube – RJ.
Destacamos aqui a forte presença dos Passat LSE Iraque: foram 4 exemplares, sendo 3 do clube, incluindo um na rara cor Cinza Prata, do associado Henrique Renke. E ainda entre os LSE, mas, anterior ao modelo Iraque, tivemos o modelo 1980, que sempre chama a atenção pela raridade da versão, do Diretor Social Mario Silva.
Nós, inclusive, fomos agraciados com uma bela homenagem pelo cinquentenário do modelo no Brasil. No momento das premiações, alguns dos associados foram chamados para representar o clube, e recebemos um troféu de homenagem das mãos do presidente do Amigos do Antigo, Henrique Moraes, também proprietário de Passat, assim como seu pai.
E entre as categorias de veículos que foram destaque, tivemos uma específica para homenagear os 50 anos do Passat. Este troféu também ficou para o clube, sendo premiado o Passat LS 1980 Verde Pampa do presidente André Grigorevski.
Mais uma vez, foi uma grande honra para o Passat Clube – RJ ter participado de mais uma edição deste que é um dos mais importantes eventos do Brasil. Deixamos nossos parabéns e nossos agradecimentos especiais a estes amigos tão especiais!
Agradecemos também aos amigos Fernando e Fátima Barenco, por algumas das imagens das premiações. Confira a cobertura completa da 41ª Exposição de Automóveis Antigos de Teresópolis no portal Maxicar!
Até 2025!