Foi realizado, entre os dias 19 e 29 de setembro, o Village Classic Cars 2024. O evento é uma das melhores exposições de veículos antigos do Brasil, senão a melhor, em se tratando de qualidade e variedade. As sempre primorosas organização e curadoria dos veículos escolhidos são do Veteran Car Club do Brasil, com apoio do shopping Village Mall, que, além do seu Centro de Eventos, também participa de toda a parte logística e administrativa em conjunto com o clube, resultando no belíssimo evento que acontece anualmente.
A edição deste ano teve um gosto especial para o Passat Clube – RJ, pois tivemos a chance de celebrar os 50 anos de lançamento do Passat em mais um evento de enorme importância no cenário nacional. Desta vez, tivemos 6 exemplares de Passat, o maior número de todas as edições, representando todas as épocas de produção do automóvel no nosso país. Destes exemplares, 5 fazem parte do acervo do Passat Clube – RJ e o último, o belíssimo Passat GTS 1983, faz parte do acervo do Amigos do Antigo, um clube sempre parceiro.
Os modelos em exibição incluíram o Passat L 1976 (Gutenberg Baptista), Passat TS 1977 (Juliane Machado), Passat LSE 1980 (Mario Silva), Passat GTS 1983 (Henrique Moraes), Passat LSE 1987 (Henrique Renke) e Passat GL Village 1987 (Alexandre Thomaz).
A área dedicada aos carros nacionais foi bem representada. A linha VW refrigerada a água, além dos Passat, incluiu um raro Gol Plus 1986, um Santana GLS 1988 e um Gol GTi 1990. Os modelos refrigerados a ar também tiveram grande presença, abrangendo desde os clássicos Fuscas e os esportivos Karmann Ghia, TC e SP-2, até as versões mais familiares, como 1600 4 portas na versão Luxo (ou Zé do Caixão), Brasília, Variant e Variant II.
A mecânica VW, por sinal, também esteve presente em vários fora de série nacionais que estiveram no evento. Logo na entrada, os visitantes puderam ver os Puma, que utilizam a tradicional mecânica VW a ar, ao lado do MP Lafer e do Bugre. Os modelos com motor VW refrigerados a água incluíram três versões do Miura: o MTS, equipado com o motor BS 1.6 do Passat TS, Spider, que foi um dos primeiros a usar a mecânica 1.8 do Santana e ainda estava equipado com um turbo Garret instalado pela Larus Turbo, e o modelo Top Sport, que conta com motor AP 2.0. Além deles, ainda foi possível conhecer o PAG Nick Dacon 1988, feito com base na Saveiro e com motor 2.0.
Outros veículos nacionais fora de série em exposição foram o Santa Matilde, dois exemplares do Puma GTB, Fera XK e Phoenix, todos com mecânica Chevrolet.
A Gurgel também foi lembrada através de quatro modelos: o QT, mais antigo deles, foi o primeiro modelo produzido oficialmente pela montadora e o exemplar do evento está na família desde 0 km. Seguindo a ordem cronológica, tivemos o raro e bruto X-15 1979, de origem militar e o G-800 de cabine dupla, com seu grande habitáculo para os passageiros do banco traseiro. Por fim, o protótipo Patrol, feito com base no Motomachine, chegou a ser testado pela Polícia Militar de Minas Gerais.
E falando em polícia, a PM do Rio de Janeiro enviou duas viaturas históricas: o Fusca, mais conhecido como Joaninha, e a Veraneio. Os demais carros de serviço presentes incluíram Kombis, pick-ups F-100 e até mesmo uma pick-up Fargo totalmente restaurada.
O Woerdenbag, exemplar único e lendário, foi produzido no Rio de Janeiro artesanalmente em 1956 a partir de um chassi próprio de um biposto de competição e motor Packard de 8 cilindros. Fez sucesso entre os cariocas na época e ficou décadas desaparecido. Foi encontrado nos fundos de uma oficina de São Paulo e adquirido em 2020 por um colecionador paulista, sendo levado recentemente, no estado em que foi encontrado, para o evento de Araxá e agora para o Village Classic Cars 2024.
As demais montadoras brasileiras foram muito bem representadas mais uma vez. Devido ao grande número de exemplares, todos com alto nível de conservação, vamos destacar aqui o Fiat 147 em sua rara e pouco conhecida série especial S 500.000, criada para comemorar, como o nome sugere, a marca de 500.000 unidades produzidas pela Fiat no país. Merecem destaque também a Belina Scala 1983 e o Corcel II Van 1982, além do Itamaraty Executivo.
Entre os importados, o ponto alto do evento, o Aston Martin DB6 1968 esteve em posição de destaque, assim como os Cord L29 1927 e 810 1937. O Cadillac Town Car 1927 esbanjava classe com sua carroceria Castagna, de Milão. Por sinal, a indústria norte-americana foi bem destacada, com exemplares produzidos entre as décadas de 20 e 90.
Os carros europeus também tiveram grande espaço e os modelos alemães e ingleses foram a maioria, com Mercedes, Porsche, BMW, além dos sofisticados Jaguar e dos sóbrios Rolls Royce e Bentley, entre outras marcas. Da Itália, apesar das Ferrari chamarem muito a atenção do público, precisamos citar o Lancia Thema 8.32, com seu acabamento luxuoso e impulsionado por um motor V8 e 32 válvulas da Ferrari.
Além destes, também houve espaço para um belo trio japonês que era o sonho de muita gente na época da reabertura das importações (e ainda hoje): Mitsubishi 3000 GT e os Mazda MX3 e Miata.
Ao final do Village Classic Cars 2024 e após a cerimônia que premiou os três carros mais votados pelo público, além de uma série de agradecimentos realizados pelos organizadores, o Passat Clube – RJ realizou a entrega de dois troféus. O primeiro deles foi entregue ao Fernando Gameleira, presidente do Veteran Car Club do Brasil, como forma de agradecer ao clube pelo espaço cedido para a homenagem a esta data tão significativa que estamos comemorando em 2024 e também parabenizando por mais uma edição de sucesso. Durante todos os dias do evento, a diretoria do clube foi incansável e esteve sempre presente para fazer o melhor e merece os nossos aplausos.
O segundo troféu foi um presente ao nosso amigo e associado Gutenberg Baptista, que também faz parte da diretoria do Veteran, e foi o responsável por introduzir a ideia desta homenagem aos 50 anos do Passat no evento. Além de ser um dos incansáveis membros da diretoria citados acima, o Gutenberg também é querido por todo o Passat Clube – RJ, e esse troféu representa um pouco do nosso agradecimento a ele, não apenas por este evento, mas pelo convívio por todos os anos em nosso clube.
Gostaríamos de deixar os parabéns ao Veteran Car Club do Brasil por mais essa edição de grande sucesso! E até 2025!